Data: 21/03/2025 a 21/11/2026
Horário: Um fim de semana por mês: sexta-feira a noite e sábado o dia todo.
Local: Módulos online ao vivo e presenciais (10% presenciais).

Programa:

O modelo educacional em AT possibilita ao educador diagnosticar as necessidades dos educandos e intervir de maneira integrativa nas dimensões física, cognitiva, emocional e social. Estimula o desenvolvimento de sua autoestima, habilidades e capacidades para lidar com sua realidade, atualizando seu Quadro de Referência.
O foco da educação em AT é o processo de desenvolvimento da Autonomia e da interdependência do educando, que evolui na medida em que sente, pensa, vivencia e ama.

O Educador certificado pela UNAT-BRASIL como Analista Transacional Educacional é convidado a considerar métodos, técnicas, procedimentos e práticas, respeitando os seguintes parâmetros:

  • Que a finalidade da educação é qualificar e estimular o empoderamento do educando.
  • Que é o educando que aprende e não é o educador que ensina.
  • Que o processo de educação atende às necessidades do educando, agregando informação para que ele possa escolher os caminhos a seguir, promovendo a aquisição de novas habilidades e condutas.
  • Ter um Contrato com todos os envolvidos diretos e indiretos, especificando-se seu objetivo em termos de conduta visível.
  • Que toda atividade seja ética, legal e contribua à saúde e bem-estar saudável.

A quem se destina:

Profissionais:
• que trabalham com ensino-aprendizagem nos contextos pré-escolar, escolar, universitário.
• que se dedicam ao apoio a aprendizes – desde crianças até adultos, dentro da família, das instituições ou da sociedade.
• que atuam com desenvolvimento individual e de grupos com o objetivo de promover aprendizagem e mudança ou o crescimento pessoal e profissional, tanto escolar quanto social.

O Programa de Formação objetiva capacitar o profissional a:

  • Conhecer e aprimorar competências para desenvolvimento de pessoas e de organizações em variadas modalidades de intervenção.
  • Compreender a visão de ser humano e das relações.
  • Conhecer a teoria e a prática da Análise Transacional.
  • Praticar AT em sua área profissional de forma produtiva e ética.
  • Refletir sobre novas contribuições e avanços da AT.
  • Ampliar autoconhecimento através do referencial da AT.

 

Coordenado por Laucemir Silveira (MD organizacional e MDF Educacional) e Ercilia Silva (MDF Organizacional e em Psicoterapia).

Programa certificado pela UNAT-BRASIL